A Inteligência Artificial Generativa (AI Generativa) é o assunto do momento. E não teria como ser diferente: em um curto período de tempo, essa tecnologia saiu da ficção científica e foi para as mãos (e para o dia a dia) de milhões de pessoas.
Você talvez não perceba, mas interage frequentemente com ferramentas de IA Generativa. Elas estão presentes em chatbots, conteúdos nas redes sociais e muito mais.
Hoje em dia, é comum interagir diretamente com ferramentas que podem gerar textos, imagens e vídeos a partir de instruções que qualquer pessoa pode criar, mesmo sem conhecimento de programação. Essa popularidade transformou a indústria de tecnologia, destacando a OpenAI, criadora do ChatGPT, como uma líder de mercado.
Mas você sabia que a Inteligência Artificial Generativa também pode ser usada no atendimento ao cliente, inclusive na sua empresa? Neste texto você vai entender mais sobre o que é AI Generativa, como ela funciona e como usá-la para melhorar e facilitar o seu atendimento.
O que é Inteligência Artificial Generativa?
A Inteligência Artificial Generativa é um tipo de IA capaz de criar novos conteúdos e ideias, como conversas, histórias, imagens, vídeos e músicas. As tecnologias de IA buscam imitar a inteligência humana em tarefas complexas, como reconhecimento de imagens, processamento de linguagem natural (PLN) e tradução.
A AI generativa pode ser treinada para entender a linguagem humana, linguagens de programação, arte, química, biologia ou qualquer outro campo complexo. Ela reutiliza dados de treinamento para resolver novos desafios.
Embora o ChatGPT tenha tornado a IA Generativa mais acessível ao público, essa tecnologia existe no mercado há décadas. Ela teve início na década de 1970, quando engenheiros começaram a desenvolver e treinar as máquinas GANS (redes adversárias generativas).
Desde então, os estudos sobre Inteligência Artificial Generativa ganharam destaque na área de tecnologia, impulsionando o surgimento de diversas plataformas no mercado. Hoje, além do ChatGPT, existem outras ferramentas notáveis, como o Midjourney, o Microsoft Copilot e o Google Gemini.
Conforme um estudo da Reply, empresa italiana especializada em consultoria e integração de sistemas, espera-se que a AI Generativa represente 12% do total de investimentos em AI até 2027.
A IA Generativa pode ser utilizada por diversos profissionais, com maior ênfase em criadores de conteúdo (como influenciadores, designers e redatores), engenheiros de software e especialistas em interação com clientes.
AI Generativa para atendimento ao cliente
A AI generativa está sendo utilizada para melhorar assistentes digitais, chatbots e impulsionar atendimentos através de análises instantâneas, possibilitando conversas mais naturais e empáticas. Esses “humanos digitais” interagem com os clientes de maneira mais eficaz que os chatbots tradicionais e podem ser aplicados em contextos imersivos, oferecendo uma experiência superior de atendimento ao cliente.
Expandir o atendimento e aprimorar a experiência do cliente são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelo uso da inteligência artificial no suporte ao cliente.
A Inteligência Artificial Generativa oferece diversas vantagens, como atendimento 24h, capacidade de atingir inúmeros clientes ao mesmo tempo, oferecer suporte imediato de qualidade, análises de atendimento em tempo real e muito mais.
A AI Generativa tem o poder de transformar máquinas em ferramentas com a capacidade de raciocinar, pensar, tomar decisões e aprender.
Benefícios da AI Generativa no atendimento ao cliente
- Atender vários clientes ao mesmo tempo: escalar o atendimento ao cliente pode ser desafiador quando se depende apenas de atendentes humanos, pois a capacidade de atendimento está limitada ao tamanho da equipe. Para atender mais clientes, é necessário aumentar o time, o que torna o crescimento mais caro e restrito. Contando com uma ferramenta de AI, é possível fazer isso de forma automática.
- Atendimento 24h por dia: ninguém merece esperar minutos ou horas para ser atendido. Chatbots com inteligência artificial podem atender rapidamente às necessidades dos clientes a qualquer momento, colocando um fim no tempo de espera para atendimento.
- Mais produtividade: com a inteligência artificial a produtividade da equipe de atendimento aumenta, pois o time pode focar em atividades mais estratégicas ou em suportes mais delicados.
- Dados integrados: a integração de dados é essencial para ter uma melhor visão das demandas e necessidades dos clientes, criando soluções estratégicas mais eficazes.
- Atendimento omnichannel: um atendimento ao cliente omnichannel é a assistência e o aconselhamento oferecidos aos clientes através de uma rede integrada e contínua de dispositivos e pontos de contato. Um atendimento omnichannel de qualidade e com baixo investimento é possível com a IA, garantindo presença em todos os canais onde seus clientes estão e oferecendo uma experiência consistente.
- Venda orientada: a IA pode identificar oportunidades de venda cruzada e upsell. Analisando padrões de compra e preferências dos clientes, a IA pode sugerir produtos complementares ou de maior valor, aumentando as vendas e a receita.
- Feedback e melhoria contínua: a tecnologia pode analisar dados de feedback dos clientes para detectar padrões e tendências. Isso auxilia as empresas a identificar áreas que necessitam de melhorias e a implementar ações para aprimorar a experiência do cliente.
- Previsão de demanda: a Inteligência Artificial Generativa pode antecipar a demanda futura ao analisar fatores como sazonalidade, tendências de mercado e comportamento do cliente. Isso possibilita que as empresas ajustem seus estoques e recursos para atender de maneira mais eficiente.
Leia também: Como escolher a plataforma de atendimento ao cliente certa para o seu negócio
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