De maneira semelhante à forma como a publicidade cai sob o guarda-chuva do marketing, a publicidade de e-commerce também. E quando usada em conjunto com estratégias de marketing, você tem a capacidade de alcançar mais efetivamente seus membros de audiência para impulsionar conversões e melhorar o conhecimento da marca.
O e-commerce marketing tem a ver com a conscientização e ação em relação ao seu produto ou serviço. Enquanto a publicidade inclui os métodos pelos quais você realmente promove seu produto. Em termos de marketing e venda on-line ou de comércio eletrônico, estes anúncios podem vir na forma de anúncios de exibição, banners ou anúncios na mídia.
Tipos de E-commerce Marketing
Para lhe dar uma ideia de como é uma estratégia de marketing de e-commerce, aqui estão alguns canais de marketing comuns e como você os usaria para construir uma loja on-line.
Marketing em Mídias Sociais
Marcas, editoras, contratantes e empresas em crescimento lançam páginas nas redes sociais mais populares da atualidade para se conectar com seu público e publicar o conteúdo que o público está interessado. Como comerciante online, você pode fazer a mesma coisa, mas as campanhas que você executa podem parecer um pouco diferentes, e nem todas as redes sociais são adequadas às suas necessidades. Os e-commerces são altamente visuais – você tem que exibir o produto, afinal de contas – por isso seu sucesso nas mídias sociais depende do uso de imagens para chamar a atenção e o tráfego para suas páginas de produtos. Instagram é uma plataforma apropriada para isso, pois permite que você poste fotografias nítidas do produto e expanda o alcance de seu produto para além de sua página de compra. Você pode levar suas postagens nas mídias sociais um passo adiante criando conteúdo de compras, que é conteúdo que permite que os visitantes comprem imediatamente. Isso pode incluir desde anúncios estrategicamente colocados dentro de um feed social até tags adicionais que levam os usuários diretamente ao carrinho de compras. Estes métodos ajudam a eliminar o atrito do processo de compra. Um ecommerce também não é alheio a críticas de produtos. Usar uma página de negócios do Facebook para compartilhar elogios aos produtos é um ajuste perfeito para empresas que já solicitam opiniões de clientes em sua loja on-line. Vamos mergulhar mais profundamente nas opiniões de produtos abaixo.
Marketing de conteúdo
Quando você ouve “marketing de conteúdo” você pode pensar em blogs e marketing em vídeo – conteúdo que se destina a melhorar a classificação de seu site nos mecanismos de busca e responder perguntas relacionadas ao seu setor. Mas se você está vendendo um produto on-line, você realmente precisa de artigos e vídeos para gerar transações? Com certeza, você precisa. Aqui estão algumas maneiras de usar o conteúdo para comercializar sua loja de comércio eletrônico.
- Otimize a página de seu produto.
Otimize para palavras-chave curtas e orientadas ao produto que incluam o nome do produto. Se você vende vestidos de noiva, por exemplo, uma busca no Google por “vestido de noiva marrom” é mais provável de produzir páginas de produtos como a sua, se você tiver incluído esse termo na página. Além disso, certifique-se também de que seus títulos de página, cabeçalhos e texto de imagem alt se concentrem nas palavras-chave corretas para que os mecanismos de busca saibam retornar sua loja de comércio eletrônico para a consulta certa. - Escreva posts relevantes no blog.
Se você administra uma loja de vestidos de noiva on-line, escrever posts no blog sobre “como planejar um casamento” pode atrair todos os envolvidos nos preparativos do casamento, não importa onde eles estejam no processo de planejamento. À medida que os visitantes se tornam mais engajados, você pode criar posts que os levarão em consideração, como “como selecionar o vestido de noiva certo”, e transformá-los em contatos, como uma “lista de controle de planejamento de casamento” que pode ser baixada. - Crie postagens de convidados para sites externos.
Os posts de convidados podem colocar você e seus produtos na frente de audiências relevantes (muitas vezes gratuitamente). O envio de posts de convidados também o ajudará a obter mais autoridade de domínio para seu site de comércio eletrônico, dizendo assim aos mecanismos de busca que você tem um site confiável. Você precisará pesquisar sites que tenham palavras-chave relacionadas ao seu produto. Às vezes você não precisará nem mesmo criar um post inteiro. Se um site já tem uma postagem relatável, ofereça-se para expandi-la fornecendo um contexto adicional, como um vídeo ou infográfico com um link para seu site. - Coloque vídeos relacionados ao produto no YouTube.
O YouTube tem mais de um bilhão de usuários ativos… é provável que seu público-alvo esteja em algum lugar lá dentro. É também o segundo maior mecanismo de busca por trás do Google. Se você está procurando uma audiência massiva e cativa, o YouTube é onde você o encontrará. Use termos de palavras-chave altamente pesquisados para determinar seus tópicos, depois compartilhe vídeos que estão relacionados ao seu produto e que são úteis ao seu público. Esta é também uma ótima opção para vídeos tutoriais que mostram aos clientes atuais como usar seu produto – estes vídeos podem mostrar às pessoas como melhor usar seu produto, aumentando a satisfação do cliente e construindo relacionamentos de longo prazo com o website - Inclua em seu site uma seção de perguntas frequentes orientada por palavras-chave.
Se seu público estiver fazendo perguntas relacionadas ao seu produto, então você precisa ser o único a respondê-las. Crie uma página de FAQ em seu website com respostas a pesquisas de palavras-chave de alto volume e cauda longa para levar os usuários ao seu site. Você estará construindo tanto autoridade quanto tráfego – dois componentes cruciais de uma loja de comércio eletrônico de sucesso.
Email Marketing
O e-mail marketing é uma das formas mais antigas de marketing digital, e acredite ou não, ele tem um valor específico no mundo do comércio eletrônico. Qual é a melhor parte do e-mail marketing? Ele pode ser automatizado. Automação significa que você pode montar uma campanha de gotejamento bem-sucedida para assinantes que são segmentados por interesse ou estágio na jornada do comprador e deixar sua campanha de e-mail fazer sua mágica. É menos uma tática de marketing com a qual você precisa se preocupar em sua longa lista de tarefas. Mesmo assim, é imperativo que você seja meticuloso com sua lista de e-mails para que mantenha a confiança entre seus contatos. Numa época em que a privacidade dos dados está no topo da lista de prioridades de um usuário da Internet, nem todo e-mail comercial é bem-vindo na caixa de entrada desse usuário. Os comerciantes de comércio eletrônico precisam ser cuidadosos quando e como eles adicionam visitantes do site à sua lista de discussão.
Marketing de Influenciadores
O marketing influenciador se concentra em pessoas ou marcas que influenciam seu mercado-alvo. O termo é comumente usado para designar contas Instagram com vários milhares de seguidores, mas também pode significar uma celebridade ou comunidade que seu público-alvo segue ou à qual pertence. Influenciadores constroem comunidades de pessoas que conhecem, gostam e confiam nelas. É, portanto, fácil para eles chamar a atenção em torno de seu produto online através de uma recomendação, ou “post patrocinado”.
Marketing local
Esta é uma tática frequentemente negligenciada para empresas de ecommerce, mas o marketing local permite que você duplique nas áreas onde está a maioria de seus clientes potenciais (se você tiver uma grande população deles em uma área) e permite que você ofereça incentivos a sua base de clientes potenciais. Ue cookies de rastreamento para determinar onde seus potenciais clientes estão localizados. Em seguida, ofereça envio com desconto (ou gratuito) aos clientes potenciais nas áreas onde você tem armazéns ou instalações de envio. O incentivo pode ser apenas o que você precisa para conquistar um novo cliente.
Dicas de marketing para o E-commerce
– Use a personalização.
– Capitalize no conteúdo gerado pelo usuário (UGC).
– Construa um programa de fidelidade.
– Invista em bate-papo ao vivo.
– Atenda ao carrinho de compras.
– Implemente um design de website responsivo.