
Como fazer uma boa gestão de tempo?
Existe um passo fundamental para que as coisas saiam do papel: Planejamento! Saber administrar o seu tempo é a melhor forma de dar conta de todos os afazeres. O dia é curto, mas quando é organizado dá tempo de tudo! Quer saber como gerir bem o seu tempo? Nós separamos 10 passos essenciais pra você:
1. Planejamento
Sem isso você pode acabar assumindo mais tarefas do que, realmente, consegue dar conta. Para se planejar, liste todas as atividades que precisam ser cumpridas em um papel ou uma planilha.
2. Defina metas
Elas são essenciais para manter a motivação.
3. Preste atenção nos prazos
Todos temos datas e horários para cumprir. Cronometre as suas atividades habituais para ter noção de quanto tempo perde em cada uma e poder se programar de forma correta.
4. Anote seus compromissos
Não confie 100% no seu cérebro, ele pode muito bem estar focado nas outras coisas que tem que fazer e esquecer de alguma coisa importante. Use uma agenda de papel ou até mesmo o Google Agenda.
5. Não aceite tudo que é pedido
Aprenda a dizer não quando está muito atarefado ou não tem real interesse no que for proposto.
6. Saiba priorizar as tarefas
Classifique elas por ordem de importância e nível de urgência.
7. Delegue atividades
Você pode atribuir tarefas para outras pessoas. Afinal, ninguém dá conta de tudo sozinho.
8. Não procrastine
Evite as distrações nas redes sociais ou cafezinhos fora de hora com colegas de trabalho.
9. Organize os breaks
Pausas são ótimas e necessárias para recuperarmos a criatividade e disposição. Quando sentir que não está indo pra frente em alguma tarefa, tire um momento para tomar uma água e respirar.
10. Fuja das multitarefas
Nem sempre fazer várias coisas ao mesmo tempo vai ser algo ruim, mas se acabar virando um incômodo, não abrace muitas obrigações.