Ao acompanhar e medir a satisfação do cliente, você pode entender o que sua empresa faz bem e, assim, continuar fazendo isso. Mas você não pode descobrir a menos que faça pesquisas de satisfação. Empresas em crescimento priorizam o sucesso do cliente, e uma maneira essencial de identificar clientes satisfeitos é através desse feedback.
Os resultados permitirão que você saiba quem são esses clientes e o que você está fazendo que os deixa satisfeitos com as experiências com sua marca. Quando você tiver essas informações, poderá continuar fazendo as coisas que eles gostam na esperança de inspirar a retenção de clientes e colher os seguintes benefícios:
- É mais barato manter um cliente existente do que adquirir um novo.
- Clientes fiéis gastam mais.
- Clientes satisfeitos se envolvem em marketing boca a boca, ajudando você na aquisição gratuita.
Ajuda você a entender onde pode melhorar
Onde você falha? As lacunas na satisfação do cliente podem ajudá-lo a descobrir onde você pode melhorar sua estratégia de atendimento ao cliente. Se você não entender por que seus clientes estão insatisfeitos, não poderá fazer alterações em seus produtos ou serviços que os deixem felizes e se alinhem com as experiências que desejam.
Certifique-se de enviar pesquisas de satisfação do cliente, analisar os resultados e agir com base no feedback negativo do cliente. Isso é especialmente importante se o feedback for difícil de ouvir, pois ajudará você a garantir que você tome medidas para evitar a rotatividade de clientes, críticas negativas em suas páginas de produtos ou mídias sociais ou críticas boca a boca negativas para familiares e amigos.
Gera a uma maior lealdade da clientela.
Se sua empresa tem uma satisfação positiva então você tem clientes leais à sua marca. Esses clientes indicarão novos leads para sua empresa e gerarão mais depoimentos para sua equipe de marketing. Você pode criar programas de defesa do cliente para esses usuários e incentivá-los a anunciar em nome de sua empresa.
Os programas de defesa do cliente recompensam os clientes por indicarem sua empresa a leads em potencial. Os clientes recebem incentivos para participar do programa e, em seguida, recebem presentes ou ofertas em troca de avaliações e depoimentos. Isso cria
um relacionamento mutuamente benéfico que recompensa seus melhores clientes e os mantém fiéis.
Aumenta a retenção de clientes.
Não deve ser surpresa que quanto mais felizes seus clientes estiverem, melhor será sua retenção de clientes. Afinal, clientes satisfeitos não terão muitos motivos para recorrer aos concorrentes, desde que você os mantenha satisfeitos. Por outro lado, os clientes insatisfeitos terão muitos motivos para desistir, e caberá à sua equipe convencê-los do contrário.
Gera um maior valor de vida do cliente.
O valor vitalício do cliente (CLTV- Customer Lifetime Value) refere-se ao lucro esperado que você pode obter de um único cliente enquanto ele permanecer com sua empresa. Se um cliente estiver insatisfeito com seus produtos e serviços, provavelmente nunca retornará à sua empresa após a compra inicial. O valor da vida útil desse cliente é baixo, então você perderia oportunidades de receita em potencial.
Se seus clientes estiverem satisfeitos, no entanto, eles provavelmente permanecerão com sua empresa por mais tempo, fazendo compras repetidas e levando a um aumento nos lucros.