Com a transformação digital cada vez mais acelerada e o novo perfil de consumidor, que está baseado em canais digitais, adotar um sistema de atendimento multicanal se tornou essencial para marcas que desejam conquistar e fidelizar clientes com uma experiência implacável e se destacar entre os concorrentes. O sistema de suporte omnichannel permite que as conversas sejam direcionadas para um mesmo diretório, o que ajuda a criar uma experiência do cliente articulada e a oferecer respostas efetivas em tempo hábil.
O omnichannel é uma estratégia que une os canais online e offline da sua empresa, com a finalidade de proporcionar a melhor experiência de compra possível. O significado do termo é o seguinte: o prefixo “omn” corresponde ao sentido de todo, um conjunto inteiro. Já o termo “channel”, que é mais popular e de origem inglesa, significa canal. Então, como o próprio nome sugere, é preciso integrar os canais de comunicação corporativa como um todo. Essa é uma medida convergente de todos os ambientes de comunicação de um negócio – e-commerce, estabelecimento físico, redes sociais, aplicativos e loja online. Ou seja, independente da compra do seu cliente ter sido feita na sua loja física ou virtual, o tratamento e a condução da compra serão os mesmos. Aliás, esses canais podem ser programados para interagir entre si. Um modelo omnichannnel pode utilizar de ferramentas de automação para oferecer uma experiência mais completa.
Benefícios
1. Eficiência no atendimento
Com uma plataforma omnichannel em mãos, você poderá gerenciar todos os canais de comunicação da sua empresa através de um só diretório com uma visão ampla de como está a sua operação. Dados importantes para análise, histórico de conversas, e métricas para geração de relatórios. Análise completa de toda a estratégia em um só lugar.
2. Redução de custos e orçamento sustentável
Você já imaginou que investir em uma plataforma omnichannel pode interferir positivamente na receita da sua empresa? E tudo isso tem a ver, novamente, com a fidelização dos clientes. De acordo com o relatório da Marketing Dive, um aumento de 7% na lealdade dos clientes pode aumentar os lucros vitalícios por cliente em até 85%! Além disso, um aumento de 3% na lealdade de um consumidor pode levar a uma redução de até 10% dos custos, dependendo do setor.
3. Promove uma comunicação integrada
A comunicação integrada é importante para centralizar a comunicação de uma empresa em uma mesma linguagem, sincronizando tudo em um modelo de comunicação entre empresa-cliente. Essa finalidade é importante pelos seguintes motivos:
- Construção de branding: voz da marca unificada, garantindo confiança e credibilidade;
- Alinhamento entre a equipe: com isso definido, a equipe, como um todo, sabe o que é bom fazer e o que não é no momento de se comunicar com o cliente;
- Informações organizadas: centralizar a comunicação evita desencontro de informações e situações confusas durante o relacionamento da empresa com seu público.
4, Acompanhamento de métricas
Tudo bem que você fez de tudo para construir uma ótima estratégia de comunicação e atendimento para sua empresa, mas você só terá certeza do que está dando certo ou não através dos dados.
As ferramentas de atendimento, além de todos os recursos, também disponibilizam dados para acompanhamento de métricas e geração de relatórios sobre a operação, o que é interessante para ponderar todas as ações e resultados gerados.
5. Oportunidades de venda
A divisão rígida entre a loja física e o meio virtual já não existe mais. Com uma estratégia de omnichannel, o seu cliente transita entre o online e offline. Cada vez mais pessoas fazem a venda qualificada, ou seja, são educados no processo de compra. Assim, o cliente reconhece o seu problema e vai em busca da solução que a sua empresa oferece. Mas para chegar a esse ideal, além de conteúdo de qualidade (que pode ser desenvolvido com inbound marketing), você precisará de canais consistentes na sua estratégia. Com tudo isso feito, você gera mais oportunidades de venda nos canais distintos do seu negócio.
Agora que você já conhece um pouco dos benefícios de implementar essa ferramenta no seu negócio, conheça um pouco mais das soluções Syngoo!