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O BI analisa e valida informações e as transforma em conhecimento estratégico. Organizações usam o processo de inteligência de negócios e suas tecnologias para analisar dados atuais e históricos.

O Business Inteligence (BI), ou em português Inteligência Organizacional, surgiu na década de 1960 como um sistema para compartilhar informações nas empresas. Nos últimos anos, o BI evoluiu e passou a incluir mais processos e atividades para melhorar o desempenho. Na prática, uma empresa sabe que tem um BI moderno quando possui uma visão abrangente dos dados e usa esses dados para gerar mudanças positivas.

A Inteligência Organizacional permite que a organização tenha um conhecimento maior acerca de seu ambiente e possa tomar decisões de negócios melhores.  Abarca processos que vão desde a coleta e organização de dados sobre determinados assuntos até a sua análise e disseminação. Na atualidade, a quantidade de informações disponíveis cresce exponencialmente, o principal desafio das empresas é conseguir aproveitar, em meio ao caos informacional, aquilo que pode verdadeiramente impactar seu negócio.  Nesse sentido, o BI exerce essa função e conta com a ajuda da tecnologia para potencializar os processos e alavancar o planejamento estratégico. Basicamente, é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados que, sozinhos, não significam muito, em informações essenciais para uma boa gestão. Ou seja, é um conjunto de técnicas e de ferramentas que visam oferecer suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos da empresa. É uma forma de agrupar e explorar informações explorando vantagens para o seu negócio. Assim, o objetivo central é auxiliar na interpretação e análise de dados e informações, para identificar oportunidades ou riscos.

 

  1.  Coleta e organização dos dados

Em um sistema de BI, o primeiro passo é a coleta de informações. É nesse momento que devem ser definidos objetivos para os dados obtidos. Por exemplo, se você deseja saber como o departamento financeiro tem se saído, utilizar dados de contas a pagar e receber, além do histórico de pagamento de clientes pode ser uma alternativa interessante. Assim, o ideal é coletar todas as informações importantes para esta análise. Os dados devem ser adicionados de maneira organizada, a fim de facilitar a busca ou uma nova pesquisa em momentos posteriores.

  1. Análise das informações

A próxima etapa prevê a avaliação dos dados coletados. Para isso, é preciso definir indicadores para interpretá-los. Eles devem estar alinhados às necessidades de cada setor que fará uso do BI no seu dia a dia. Ainda, pode ser necessário criar painéis e fazer relatórios para facilitar a visualização de todas as informações obtidas por meio dessa estratégia.

  1. Compartilhamento

Por fim, é chegado o momento de compartilhar o trabalho desenvolvido com as equipes encarregadas. É primordial que os dados colhidos ao longo do processo sejam apresentados aos responsáveis por tomar decisões na empresa. Afinal, essas informações ajudarão a empresa a definir os melhores caminhos a seguir a partir de então. Lembre-se também de que os resultados devem ser sempre monitorados – sempre priorizando a otimização da coleta e análise de dados e a manutenção de uma estratégia eficiente, na prática, para o negócio.

Benefícios da BI:

  • Antecipar mudanças no mercado;
  • Antecipar ações dos competidores;
  • Descobrir novos competidores ou parceiros (monitoramento do mercado e possíveis parceiros comerciais);
  • Conhecer novas tecnologias, produtos ou processos;
  • Entrar em novos negócios (oportunidades de negócio, mercados hábeis de investimento);
  • Aprender com a experiência dos outros (diferentes insights);
  • Implementar novas ferramentas gerenciais (processos mais eficientes).
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