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Final do ano é um sinônimo de pico de vendas, independente do seu nicho. Por este motivo, é essencial que você implemente estratégias para reter esses clientes ao longo do ano todo, não somente em ocasiões especiais. Por isso trouxemos algumas dicas para ajudar o seu negócio!

1. Demonstre seu apreço por seus clientes.

As férias são uma estação para agradecer e expressar apreço e gratidão. Como marca, negócio, organização ou criador, uma ótima maneira de aumentar a retenção durante as férias é deixar que seu público saiba que você os aprecia e o apoio que eles lhe dão. Você está mostrando a eles que eles são mais do que apenas um nome em um recibo; você valoriza o fato de eles escolherem fazer negócios com você em vez de um concorrente. Os clientes que se sentem genuinamente reconhecidos e apreciados por suas marcas favoritas são mais propensos a permanecerem fiéis e fazerem compras repetidas.

2. Lance uma nova campanha em janeiro.

Envolver os clientes durante o final do ano pode ser um desafio, especialmente porque todos os outros negócios também estão competindo por sua atenção. Isto faz de janeiro um grande momento para lançar novas campanhas de marketing para se destacar da concorrência que pode fazer pausas após o período de férias. Abaixo estão algumas ideias eficazes de campanhas pós-férias:

  • Resoluções de Ano Novo: Muitas pessoas apresentam “Resoluções de Ano Novo” no início de janeiro. Se sua empresa pode ajudar os clientes a atingir estes objetivos, é uma ótima maneira de construir relações fortes e valiosas entre eles e sua empresa.
  • Q1 Venda: Janeiro é um ótimo momento para criar novos negócios e ofertas promocionais. Agrupe o que lhe resta e mantenha a dinâmica de vendas. Esta é uma estratégia valiosa para as empresas que vendem produtos sazonais, como as lojas de roupas
  • Content Marketing: Você pode criar conteúdo novo que ajude os clientes a tomar decisões de compra e descobrir melhores maneiras de usar seus produtos.
  • Campanhas de redirecionamento: As campanhas de redirecionamento envolvem os clientes depois que eles deixam seu site. Uma vez que um cliente visualiza um produto ou página web, um anúncio relacionado a esse conteúdo é exibido após a saída de seu website. Dessa forma, eles são lembrados de sua marca mesmo quando não estão olhando para o seu conteúdo. Isto é especialmente valioso se você vir que os clientes navegaram durante a temporada de férias, mas não acompanharam a compra. Acrescente-os a uma lista de remarketing, e sirva a eles um anúncio para lembrá-los de que você ainda está por perto

3. Implemente um programa de fidelidade do cliente.

Os programas de fidelidade do cliente são eficazes porque recompensam seus clientes por suas compras, tornando-os mais propensos a fazer compras repetidas para que eles possam eventualmente receber suas recompensas. Os programas de fidelidade são importantes para as marcas em um mercado lotado, onde pode ser um desafio se destacar apenas com seu produto ou serviço. Aqui estão alguns fundamentos para construir um programa de lealdade bem-sucedido:

  • Envie presentes a seus clientes mais valiosos: Estes presentes não precisam ser caros, mas são muito mais eficazes quando são atenciosos e personalizados.
  • Adote um sistema baseado em pontos: Seu sistema de recompensa precisa ser abrangente e justo, e deve ser fácil para os clientes descobrir como ele funciona e os beneficia. Se você tiver clientes que acumularam uma quantidade significativa de pontos durante a temporada de compras de férias, eles podem estar ansiosos para voltar e descontar seus pontos.
  • Upsell e cross-sell: Você pode oferecer produtos adicionais que complementam uma compra inicial ou fornece recomendações personalizadas que podem convencer os clientes a experimentar um produto diferente. Isto também pode ajudá-lo a reorientar os consumidores que fizeram uma compra durante a temporada de férias.
  • Recompense a fidelidade com reconhecimento: Se você não enviar presentes, você deve pelo menos enviar cartões de “parabéns” ou “obrigado” que reconheçam a lealdade do cliente. Mesmo um grito rápido nas mídias sociais pode ir longe com um cliente que apoia sua marca.

4. Priorize a experiência do cliente.

Fazer compras é uma experiência, e os clientes sempre se lembrarão de sua marca se você fizer essa experiência única e deliciosa. Melhorar a experiência do cliente requer mais do que apenas fornecer preços especiais, presentes e ofertas. Fatores emocionais desempenham um papel crucial no processo de compra, como o quanto sua loja é agradável, como você apóia seus visitantes e até mesmo como você exibe seus produtos na loja, em seus catálogos e on-line:

  • Encante visualmente novos clientes: Seja em sua loja ou em seu website, você deve tornar sua marca visualmente atraente.
  • Facilite a descoberta de seus produtos: Melhorar a descoberta de produtos aumentará o valor médio de seus pedidos e fará com que seus clientes sintam que você entende o que eles querem.
  • Personalize a experiência de compra: Os clientes anseiam por experiências que sejam exclusivas para suas necessidades e interesses. Você pode personalizar sua experiência de cliente reunindo o feedback do cliente e criando conteúdo e campanhas com base em suas sugestões.
  • Facilite as devoluções: Muitas devoluções são feitas em janeiro, portanto é inteligente lembrar aos clientes que eles podem confiar em você se não estiverem satisfeitos com seu produto. Isto pode reduzir o remorso dos compradores, pois os clientes sabem que são facilmente capazes de iniciar uma devolução ou troca se não estiverem satisfeitos

5. Implemente opções de atendimento ao cliente omnichannel

O atendimento ao cliente omnichannel é uma estratégia valiosa para reter os clientes após a temporada de férias e, em geral, porque os clientes querem ser capazes de alcançar você em seus canais preferidos, seja via e-mail, uma DM de mídia social ou visitando você na loja. Uma estratégia de suporte omnichannel assegura que você tenha agentes de serviço através de múltiplos canais, prontos para atender os clientes onde eles estiverem. É mais provável que os clientes fiquem por perto quando seu negócio é responsivo e oportuno.

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