Localização
Rua 1822, 648
Centro
Balneário Camboriú, SC
CEP: 88330-610
Contato
contato@syngoo.com
Telefone: +55 (47) 3050-0070
WhatsApp: +55 (47) 3056-3900

Com a popularização da tecnologia, as redes sociais passaram a ter um papel vital na disseminação de informações e promoção de vendas. Novas estruturas sociais de validação estão sendo formadas, impactando à decisão de compra virtual e física. Com isso, há uma constante reinvenção de estratégias de negócio para melhor atender o público online, se mantendo relevante no mercado. Não é mais suficiente apenas cadastrar seus produtos no site e esperar pela venda acontecer. No eccommerce é preciso constante evolução e flexibilidade. Estar próximo do consumidor através das redes sociais é uma estratégia interessante para o nosso tempo. É válido pensar em ter uma interação contínua nas redes que está presente para poder interagir com os clientes de maneira dinâmica e ágil. É preciso ter cuidado para não frustrar o cliente e se colocar disponível de atendimento. O social commerce é uma estratégia possível para se aproximar do cliente, manter ele informado sobre os produtos, novidades e promoções e ainda gerar vendas diretas devido ao dinamismo das redes sociais.

Mas como isso funciona?

Após a Descoberta, o cliente passa pela fase de Consideração, na qual comumente utiliza a Internet para buscar informações. Pesquisa referências e dicas de outras pessoas que já adquiriram o produto, fica atento à classificação da loja, atribuída por outros usuários etc. Quando seu produto é compartilhado, sua empresa ganha visibilidade e divulgação gratuitas. Além dessa interação entre pessoas, a integração permite que você venda dentro das próprias redes sociais, da mesma forma que acontece com a nova funcionalidade para lojas virtuais no Instagram, por exemplo. É interessante buscar, também, a interação do e-commerce com outras plataformas sociais, como Instagram, Pinterest, Twitter e até fóruns de discussão ou sites de reclamação — conteúdos muito acessados antes de os consumidores finalizarem suas compras.

Tipos de Social Commerce e suas ferramentas

Existem diversos tipos de Social Commerce e ferramentas que podem ser utilizadas para isso, que vão desde redes sociais, sites específicos para comercialização de produtos, fóruns e até widgets ou aplicativos integrados a lojas virtuais.

Entre Pessoas

O tipo básico é o entre pessoas. Você pode criar seu negócio ou até mesmo vender algum item que não quer mais em plataformas como o Mercado Livre, OLX, Enjoei, entre outras. Você pode também anunciar em grupos ou no Marketplace do Facebook. Dependendo do nicho em que você deseja atuar, existem aplicações específicas que ajudam a fazer negócio com outras pessoas, como o Airbnb por exemplo.

Compras Coletivas

Você já deve ter ouvido falar do Groupon ou Peixe Urbano, certo? Eles fizeram um sucesso gigante no final da primeira década dos anos 2000. As compras coletivas são uma forma de social commerce que estimula a venda de um item através de alguns gatilhos. Primeiro, o fato de que várias pessoas também comprarão a mesma oferta e, por isso, deve ser algo vantajoso. Segundo, estimulam um gatilho de escassez, visto que as ofertas são por tempo e quantidade limitadas.

Compras Colaborativas

Outra forma bastante comum e que vem crescendo ao longo dos anos são as compras colaborativas. Diversas pessoas se unem para colaborar com a compra, criação ou produção de algum produto. Kickante, Catarse, Vakinha, são alguns exemplos. Nestes sites alguém cria um objetivo e pede uma quantia. Cada pessoa colabora com o que pode e, dependendo do caso, pode receber recompensas de acordo com o valor doado.

Vendas em Redes Sociais

Uma das formas de Social Commerce que mais cresce é a possibilidade de vender através das próprias redes sociais. Hoje já é possível criar sua loja através do Facebook e Instagram. Por lá você consegue cadastrar imagens, descrições e linkar com o sistema da sua loja virtual ou outros serviços de pagamentos.

Como colocar na prática

Para iniciar seu trabalho, tenha em mente que sua empresa precisa passar por um processo de mudança cultural para que as equipes de atendimento e vendas alinhem suas ações com o marketing. O primeiro passo é estruturar sua empresa nas redes sociais. Crie um canal de comunicação em todas as mídias possíveis em que seu público-alvo está mais presente. Facebook e Instagram são as mais comuns, mas você pode ter bom retorno em qualquer uma delas, dependendo da qualidade da sua estratégia. Também é preciso criar uma fanpage no Facebook, para então vincular os dois perfis.

Outra questão é ter um domínio do site onde você vende os produtos para conseguir fazer a integração entre o catálogo de produtos do Facebook e a sua loja. Remodele o seu site, adicionando plugins para integração social na sua página, permitindo o compartilhamento de conteúdos, a classificação dos produtos oferecidos e abrindo o campo de comentários para receber feedbacks dos seus clientes.

Fique atento à reputação da sua marca, monitorando o que é dito sobre a empresa nas mídias sociais, sites de comparação de preço e de avaliação de reputação das marcas. Cada reclamação deve ser respondida e tratada com cautela, pois essas publicações permanecem nos sites por muitos anos e podem afetar a decisão de futuros consumidores dos seus produtos.

Depois é preciso cadastrar os produtos no catálogo de produtos do Facebook e para isso se utiliza o Gerenciador de Negócios do Facebook. Esse catálogo é válido para iniciar as vendas no Facebook e no Instagram.

Vantagens para o seu negócio

Entre as principais vantagens do Social Commerce, estão: a possibilidade de gerar autoridade e passar confiança para os consumidores por meio da famosa Prova Social. O que também torna a marca mais “humana”, à medida que promove a interação entre seus clientes, sana suas dúvidas e atende suas solicitações.

Uma pesquisa idealizada pela Consumoteca e pelo Zoom mostrou que 21% dos entrevistados confirmaram que levam em conta a avaliação do produto para a sua escolha final. Além disso, 32% buscam sites de reclamação para verificar a reputação da empresa. Você confiará mais em um produto se alguém estiver confirmando que ele é bom, não é mesmo?

Sem contar que atualmente temos mais de 3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais em todo o mundo! São mais de 2,6 bilhões apenas no Facebook! No Brasil, são mais de 130 milhões de perfis ativos na plataforma.

Como o alcance de público será maior, a estratégia só não é indicada para quem não tem uma gestão integrada, de vendas, atendimento e logística. O negócio precisa estar preparado para fazer vendas múltiplas sem perder a organização interna, e para isso acontecer um sistema de gestão online e integrado aos canais de venda é fundamental. Por isso que a Syngoo trás soluções que facilitam o dia a dia da sua empresa, permitindo que você centralize e gerencie todos os seus canais de comunicação, desde Whatsapp até o Instagram e coleta dados e digitalizando processos em tempo real, ganhando eficiência operacional e reduzindo os custos da sua operação.

×