Localização
Rua 1822, 648
Centro
Balneário Camboriú, SC
CEP: 88330-610
Contato
contato@syngoo.com
Telefone: +55 (47) 3050-0070
WhatsApp: +55 (47) 3056-3900

A recente Indústria 4.0, ou quarta revolução industrial, foi conhecida por marcar os avanços mais recentes realizados em tecnologia, como a automação Machine to Machine e a utilização de sistemas poderosos de dados na tomada de decisão. Mas se a Indústria 4.0 é tão avançada assim, por que seria preciso de um novo termo para se referir às novas tecnologias que dominarão os processos corporativos? O advento da Indústria 5.0 segue a ideia da fábrica inteligente, mas engloba novas tecnologias que permitirão que essa fábrica funcione bem e de maneira sustentável.
Não se trata apenas de tecnologia, trata-se de colaboração entre humanos e robôs. Mas quanto você sabe a respeito da Indústria 5.0 e como isso afeta o seu negócio?


A Sociedade 5.0 surgiu através da proposta do 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia do Japão. O país registrou seus objetivos de fazer uso de tecnologias para o desenvolvimento econômico, geração de bem-estar social e soluções para problemas do mundo, como os ambientais. Ou seja, a Indústria 5.0 busca resolver problemas sociais por meio da incorporação das inovações da Indústria 4.0 visando uma integração muito forte entre sociedade e tecnologia, uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Quais são os objetivos da Indústria 5.0?

O principal objetivo é valorizar mais que apenas resultados financeiros, transformando a indústria em um veículo de sustentabilidade e qualidade de vida. A Indústria 5.0 visa colocar as pessoas em primeiro lugar e melhorar os seguintes aspectos:
● Qualidade de vida
● Inclusão
● Sustentabilidade


É por isso que vemos planos para 4.0 e 5.0 acontecendo ao mesmo tempo.


Quais são os benefícios da Sociedade 5.0?

A promessa é gerar soluções na área da saúde, mobilidade, infraestrutura, indústrias, fintechs entre outros setores. Trazendo grandes impactos tanto na forma com que se vive quanto com a que se fazem negócios e como se pensa em produtos e soluções, especialmente relacionados a tecnologia.


Inteligência de dados
A inteligência de dados contribui para as estratégias de qualquer empresa que lide com um alto volume de informações. Assim, é possível pensar em produtos mais alinhados às necessidades do público e engajar cada vez mais os clientes.

Mobilidade
O transporte público e outros meios de locomoção se concentram nas grandes áreas urbanas, ocasionando uma escassez nas áreas menos populosas. Distribuir a logística, utilização de veículos não tripulados e a utilização de drones podem auxiliar na melhor distribuição dos transportes.


Infraestrutura
Sensores, IA e robôs serão utilizados para inspecionar e manter estradas, pontes, túneis e represas. Com novas tecnologias é possível identificar a necessidade de reparos. Com isso, a ocorrência de acidentes será minimizada, aumentando a segurança e a produtividade.


Fintechs
Uma das propostas é que as transações sejam feitas virtualmente, e não mais com dinheiro vivo, incentivando as criptomoedas.

Como se preparar para a Indústria 5.0?


Agora que você já conhece as principais características e objetivos da Indústria 5.0, pode começar a preparar a sua empresa para o futuro. Confira como deixar o seu negócio pronto para essa revolução industrial:


Investimento em tecnologia
Embora o fator humano seja um diferencial da indústria 5.0, o investimento em tecnologia continua sendo necessário para que as empresas possam aproveitar todas as vantagens e avanços dessa revolução industrial. Por isso, é importante que você dedique parte do seu orçamento para investir em novas tecnologias, como redes mais modernas e ágeis.


Treinamento de colaboradores
Como o fator humano é o maior diferencial dessa nova indústria, as empresas devem concentrar os seus esforços em treinar e educar os funcionários para que eles possam colaborar com a revolução e explorar todo o potencial das mais recentes tecnologias. Sem o engajamento dos funcionários, sua organização terá dificuldades em gerar novas soluções para os velhos problemas. Por isso, tão importante quanto investir em tecnologia, é investir no capital humano.

×