O conceito de funil de vendas representa todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação até a conversão final. Ele facilita a tomada de decisões em relação ao planejamento e à estrutura da aquisição de clientes.
Topo de Funil
É a primeira etapa do processo, ou seja, é a fase em que o foco é promover o reconhecimento da empresa. Por isso, é preciso apresentar um problema no qual pode ser resolvido pela sua solução (seu produto). Na prática, esse momento também é conhecido como a fase de promoção (para o marketing) e prospecção (para vendas). Considerando a representação de um funil, o número de oportunidades será muito maior que os que avançaram para as próximas etapas do funil. Por isso, é importante empenhar-se para atrair leads mais assertivos e alinhados à sua estratégia de negócio para não criar a ilusão de que o funil está carregado, quando na verdade nenhuma dessas oportunidades é relevante.
Meio de Funil
Essa é a etapa onde o potencial cliente precisa enxergar valor e relevância na sua solução. Da mesma forma, a empresa precisa entender se faz sentido trazer esse comprador para o processo por meio da qualificação. Essa etapa do funil equivale à etapa de consideração da solução que mostramos lá em cima. É neste momento que as necessidades e vontades específicas do cliente devem ser descobertas, assim como mais informações sobre como é o processo de compras. Se você trabalha com vendas complexas é crucial entender quem é o decisor da compra, qual o ciclo de compra e, claro, entender se o cliente realmente pode fazer o investimento na solução. Além disso, é no meio do funil onde os vendedores precisam demonstrar o máximo de auxílio aos prospects para apresentar soluções para as dores e problemas enfrentados. É uma etapa determinante para a conclusão do negócio. É no meio do funil também que o vendedor precisa amadurecer a venda e garantir que a negociação não seja feita a qualquer custo.
Fundo de Funil
A última etapa do funil é o momento de fechamento do negócio, também conhecida como a decisão de compra. Ou seja, é quando estão no fundo do funil que as oportunidades decidem se vão se tornar clientes e confiar seus problemas às soluções oferecidas. Para ter sucesso aqui, as equipes de marketing e vendas precisam colocar em prática estratégias de fundo de funil. Os responsáveis pelas vendas garantem o fechamento do negócio usando técnicas de persuasão e os responsáveis pelo marketing precisam disparar promoções ou avisos para contribuir com a conclusão da negociação.
Quais as Vantagens do Funil de Vendas?
- Potencializar as vendas e gerar mais oportunidades em menos tempo. A partir da gestão do negócio por meio do funil, a empresa obtém diversos benefícios e melhorias na otimização de processos.
- Maior previsibilidade dos resultados, em que é possível saber exatamente quantas pessoas estão em cada uma das etapas mencionadas. Com uma clara visualização das etapas e das possibilidades de melhoria, ocorre um aumento no aproveitamento de oportunidades.
- Melhoria no relacionamento com o cliente, já que você entende melhor o que funciona, ou não, com seu público-alvo.
- Benefícios para equipe: ao inserir o funil na sua estratégia, o processo de compra é esclarecido para o time, que agora sabe o momento ideal para abordar o cliente. Desta forma, há um crescimento geral em eficiência e produtividade, uma vez que a equipe já sabe quais processos de venda necessitam de uma maior atenção.
Como Gerenciar um Funil de Vendas?
Com a Syngoo Talk, você pode centralizar seus canais de atendimento (Whatsapp, Facebook, Instagram, E-mails, Telegram) em um único sistema, com métricas, relatórios e acompanhamento da sua equipe em tempo real. Também conta com um sistema de Inteligência Artificial com diversos recursos, como o sistema de tradução automática e a análise de sentimento do cliente. Além disso, com a Integração com CRM, é possível integrar a sua plataforma de CRM com o Syngoo.Talk, obtendo ainda mais dados sobre o seu atendimento!
Dessa forma, você pode criar fluxos automatizados para vendas, suporte e atendimento, resultando em maior satisfação e consequentemente, conversão. Além disso, você acompanha os resultados, tendo acesso rápido aos principais indicadores de atendimento e vendas do seu time, vendo em detalhes SLA, NPS e outros KPIs para analisar melhorias.