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ERP significa Enterprise Resource Planning – traduzindo do inglês, “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Logo, “sistema ERP” nada mais é do que um software de gestão empresarial que serve para automatizar processos manuais, armazenar dados e unificar a visualização de resultados. Os primeiros passos para se chegar a ferramentas tão tecnológicas como temos hoje foram dados em 1950. Nesta década foi utilizado o primeiro mainstream, que tinha como objetivo a automatização de controle de estoques. Esse foi um passo inicial para a evolução desse mecanismo, que até então tornava-se muito caro para as empresas e ainda era bastante lento. Nos anos 1970, a evolução do sistema de gestão trouxe para o mercado o Material Requirement Planning (MRP), mais precisamente dentro da fabricante Black and Decker, basicamente uma especialização muito inteligente do EOQ. Esse cenário se estende até a década de 80 onde as redes de computadores vieram para resolver dois problemas: possibilitar o uso de servidores (redução de custo em relação aos mainframes) e estreitar a comunicação entre os famosos departamentos das empresas, seja via software ou visibilidade de informação mesmo. Na década de 90, com o salto nas redes de computadores, arquitetura computacional (principalmente a estrutura de client/server) e a queda nos investimentos em hardware, os softwares de gestão já se tornavam um diferencial nas grandes corporações, uma ferramenta de controle e gestão indispensável.

Como funciona o ERP?

Em um primeiro momento, o sistema ajuda o gestor a: administrar as contas a pagar e a receber, monitorar as vendas e acompanhar os pedidos de compras. A ferramenta também contribui para a gestão de pessoas, por meio da oferta de informações sobre a produtividade da equipe, por exemplo. Dessa maneira, o sistema ERP facilita o gerenciamento das informações de diversos setores da organização. Essa característica aumenta o controle e o acompanhamento dos processos. Afinal, se cada departamento utilizar um software diferente, podem ser gerados erros nas informações que comprometerão a capacidade produtiva. Por sua vez, a integração dos dados aumenta a eficiência da gestão e dá rapidez aos procedimentos. A comunicação entre as equipes também passa a ser mais efetiva e os problemas podem ser resolvidos com agilidade. A consequência são menos impasses com clientes ou fornecedores.

Quais são suas vantagens?

Ao contratar um ERP, você não recebe um software ‘genérico’ e precisa adaptá-lo às necessidades do seu negócio – o sistema integrado de gestão é moldado para sua empresa, garantindo tudo o que você precisa. Inclusive, o controle de filiais e outras empresas pode ser feito nesse programa único, tornando toda a comunicação muito mais rápida e efetiva.

  •  Processos automatizados em todos os departamentos
  •  Redução de até 20% no tempo investido em controle de entregas e fechamento de envios;
  •  Melhor qualidade de dados informados;
  •  Aumento de produtividade, já que todas as informações são compartilhadas entre áreas;
  •  Redução de riscos e erros;
  •  Inserção e atualização de informações em todos os setores de uma só vez, permitindo até a rápida adaptação a novas leis em minutos;
  •  Redução de custos e tempo na gestão de compliance, no fechamento contábil e fiscal, na apuração de impostos e contribuições e no controle de bens patrimoniais;
  •  Acompanhamento fácil e rápido de todo o processo de compra, recebimento, contrato e estoque, dando fim aos arcaicos processos manuais e uso de papéis e documentos por escrito;
  •  Gestão financeira integrada, inteligente e independente – especialmente com wiipo, a fintech financeira da Senior.

 

Quando você deve implementar um ERP na sua empresa?

A contratação de um ERP completo deve ser priorizada nas suas estratégias empresariais e planejada o quanto antes. Afinal, é melhor evitar que os problemas aconteçam, ao invés de consertá-los depois, certo?

Infelizmente, muitos empresários só enxergam a real necessidade da implementação de um software de gestão quando as coisas começam a perder o controle. Ou mesmo quando a operação começa a demonstrar falhas, causando prejuízos ou ineficiência de estratégia.

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