Com a crescente exigência do cliente, empresas precisam se adaptar aos mais diversos formatos de atendimento, sendo o online a principal tendência pós-pandemia.
A fidelização dos clientes, algo que é tão buscado pelas empresas, passa muito pelo atendimento. Fazer o atendimento online se tornou uma das principais formas de se comunicar com os clientes durante a crise do COVID-19. Muitas empresas tiveram que se adaptar ao marketing de mensagens e estão aprendendo bastante durante esse período. Porém, esse custo-benefício só será real se a empresa souber lidar com seus clientes, atuais e potenciais, afinal de contas, o atendimento online pode ser uma base para todo ciclo de relacionamento, desde o início, na sua captação, no desenvolvimento da negociação e até ações de pós-venda, inclusive na fidelização. E existem diversos benefícios do investimento nessa prática, como:
1. Praticidade para o cliente e para o negócio
Com a correria do dia a dia, o cliente busca maneiras de resolver suas demandas da forma mais rápida possível. Se a sua empresa tiver forte presença e for acionada por seus clientes na rede, será possível realizar contatos de forma mais ágil, utilizando qualquer tipo de dispositivo que tenha acesso à internet. Para o negócio, a vantagem é evidente, visto que será viável realizar um bom atendimento de forma rápida e simples, algo muitas vezes impensável se comparado ao atendimento presencial.
2. Segurança no registro da informação
Um dos principais ganhos no atendimento ao cliente online é que, por meio dele, será muito mais fácil registrar informações que foram trocadas entre o atendente e o consumidor para utilizá-las no futuro. Por isso, é importante investir em um processo que forneça a possibilidade de centralizar todas as informações do cliente: desde os seus dados de contato até todas as interações que ele teve com o atendimento da empresa, independentemente do que tenha sido solicitado.
3. Melhoria dos indicadores de eficiência e custo
As soluções trazidas para o ambiente online, seja o FAQ inteligente, chatbot e blogs, também têm outro benefício evidente: eles suportam a operação presencial, reduzem custos, aumentam a eficiência etc.
4. Realização de atendimentos simultâneos
No atendimento presencial a interação com o cliente é física, é preciso utilizar mecanismos de controle de tempo e ordem, como senhas de chegada, por exemplo. Na internet, as ferramentas e soluções destinadas a esse tipo de processo podem usufruir do distanciamento físico com o cliente. Assim, é possível utilizar robôs de atendimento que realizam dois ou mais contatos simultâneos e, ainda assim, oferecerem experiências relevantes e resoluções práticas.
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